Turismo

Cachoeiras em Prudentópolis – Top 10 Cachoeiras em Prudentópolis

Com as mais de 100 cachoeiras em catalogadas e a quinta maior do Brasil na região Prudentópolis é o lugar perfeito para relaxar, descansar e se aventurar. Para que sua experiencia seja excelente reserve já o seu quarto no Mayná Palace Hotel.

1. Salto São Francisco - A maior das cachoeiras em Prudentópolis

Considerado o salto mais alto da região Sul do país, possui aproximadamente 196 metros de queda livre. O Salto São Francisco impressiona a todos não apenas pela altura e o volume de água, mas toda a composição da paisagem apresentando grandes paredões que formam o cânion ao longo do leito do rio, bem como a floresta nativa preservada e a vista da Serra da Esperança. 

Distância: 50 km sendo 14 km pavimentação asfáltica e 36 km por estrada com cascalho e terra.
Acesso: Pode ser acessado pelos 3 municípios limítrofes (Guarapuava, Prudentópolis e Turvo). A estrada de acesso via Prudentópolis possui um trecho crítico (Serra da Esperança) com aproximadamente 15 km, não recomendado para veículos baixos.
Localização: Zona Rural, São Francisco. Localizado na tríplice divisa dos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.
Equipamentos e Serviços: No Parque há estacionamento, segurança, lanchonete, banheiros, trilhas delimitadas, mirantes e playground.

2. Recanto Perehouski - Próprio para banho

Localizado no vale do Rio Barra Bonita, em propriedade particular, é um dos atrativos naturais com características peculiares de natureza geológica. O local é propício para banho e para caminhadas, contendo várias piscinas naturais e quedas d’água de pequeno porte. A propriedade serve almoço típico mediante agendamento.

Localização: Zona Rural, Linha Paraná.
Distância: 25 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 11 km por estrada com cascalho.
Equipamentos e Serviços: trilhas, refeições e conveniências.

3. Salto Sete

Com 77 m de queda d’água e 30 m de cascatas, atrai os visitantes também pelas pequenas quedas d’água que ocorrem na região, além de trilhas e práticas de esportes de aventura. Uma das mais recentes cachoeiras descobertas e exploradas turisticamente em Prudentópolis, localizada no Cânion do Rio dos Patos e formada por um pequeno rio afluente. 

Localização: Zona Rural, Nova Galícia
Distância: 16 km sendo 4 km pavimentação asfáltica e 12 km por estrada com cascalho

4. Monumento Natural Salto São João

O Monumento Natural Salto São João fica a 22 km do Centro de Prudentópolis, em uma área de 15 alqueires que impressiona pela beleza cênica. No meio de uma floresta de araucárias bem preservada, surge uma cachoeira com grande volume de água, com uma queda de 84 metros de altura e segue pelo Rio São João. Entre as cachoeiras em Prudentópolis, é a que mais tem estrutura.

Equipamentos e Serviços: Centro de visitantes com recepção, anfiteatro, banheiros, espaço de venda de produtos alimentícios e peças de artesanato local, além das trilhas que levam aos mirantes 1 e 2, de onde é possível contemplar o salto que dá nome ao parque.
Localização: Linha Antonio Olinto, Zona Rural
Distância: 22 km sendo 7 km pavimentação asfáltica e 15 km por estrada com cascalho (em processo de obras)
Horário de atendimento: Quarta a segunda-feira: das 09h às 16h. Terça-feira: fechado para manutenção

5. Salto Barão do Rio Branco

O Salto Barão do Rio Branco é uma bela queda de mais de 60 metros de altura que impressiona por sua beleza e seu grande volume de água. Se a vista de longe já impressiona, após descer as longas escadas de metal e avistá-la da sua base, é impossível não se encantar com esta bela queda que está de frente para o Canyon do Rio dos Patos. É possível descer até a base da cachoeira através de escadas.

Localização: Zona Rural, Manduri
Distância: 14 km, sendo 4 km pela BR 373 e 10 km por estrada com cascalho
Equipamentos e Serviços: Mirante e escadaria

6. Salto Jacutinga

Entre as cachoeiras em Prudentópolis, uma das mais difíceis de encontrar. Um magnifico salto que corta as pedras em volta do seu caminho  que vale uma boa visita e um bom banho. Neste atrativo, recomenda-se o suporte de um guia credenciado, pela dificuldade do caminho até o salto

Localização: Zona Rural.
Distância: 25km.
Equipamentos e Serviços: Sem estrutura.

7. Salto São Sebastião

O Saltos São Sebastião e Salto Mlot são localizados um em frente ao outro, formando uma paisagem de beleza ímpar.
O Salto São Sebastião possui 126 metros, com pouco volume de água, é o local mais procurado para a prática de rapel e propício à prática de canyoning. Na cabeceira do salto, de um mirante natural, é possível visualizar o Salto Mlot, com 110 metros de altura e pouco volume de água. Chega-se à cabeça do salto por uma trilha de nível médio. O acesso à base é também é possível, porém, mais difícil e perigoso. Ambas formam uma das mais belas cachoeiras em Prudentópolis.

Localização: Zona Rural, São Sebastião.
Distância: 29 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 15 km por estrada com cascalho.
Equipamentos e Serviços: Em estruturação pelos proprietários.

 

8. Salto Mlot

O Salto Mlot com 120 metros de altura, é um local de visitação indispensável para os amantes das cachoeiras. O acesso é feito por uma trilha de média dificuldade. Os Saltos Mlot e São Sebastião, são um acontecimento raro no mundo: dois rios que correm em sentidos convergentes e desembocam, um de frente para o outro, quase que no mesmo poço.

Localização: Zona Rural, São Sebastião.
Distância: 29 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 15 km por estrada com cascalho.
Equipamentos e Serviços: Em estruturação pelos proprietários.

9. Ninho do Corvo - Turismo de Aventura

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Ninho do Corvo possui uma área de 10,55 hectares de preservação permanente. Existem 8 quedas d’água dentro da área sendo que algumas estão abertas a visitação pública e outras somente com visitas agendadas e guiadas.
Como atrações, além das atividades verticais, o local conta com mais de 2.000 metros de trilhas auto-guiadas que levam o visitante a diversos pontos de grande interesse como cachoeiras, mirantes, rios, alem do belo cânion do rio Barra Bonita e seu poço na parte superior onde é possível banhar-se. Também tem aventura nas cachoeiras em Prudentópolis, aqui você pode realizar esportes como tirolesa, rapelesa e corvolesa. 

Localização: Zona Rural, Linha Paraná.
Equipamentos e Serviços: trilhas, atividades de aventura, refeições

10. Salto Barra Grande e Fazenda Velha (Salto Gêmeos)

Com aproximadamente 100 metros de altura, o Salto Fazenda Velha é a menor cachoeira dos Saltos Gêmeos. Quem segue a estrada que leva ao Salto São Francisco é surpreendido pela pela vista que eles proporcionam.


Localização: Zona Rural, Barra Grande, Distrito de Jaciaba.
Distância: 30 km sendo 14 km pavimentação asfáltica e 16 km por estrada com cascalho.
Equipamentos e Serviços: Não dispõe.
Visitação: É possível contemplar os Saltos e a Escarpa da estrada.

Mapa para as cachoeiras

Onde se hospedar em Prudentópolis

Com toda a diversidade de coisas maravilhosas para fazer, nada mais justo do que um lugar excepcional para ficar. O Mayná Palace Hotel é um lugar perfeito e confortável para se hospedar durante sua passagem por Prudentópolis, com um ótimo buffet de café da manhã, muito diversificado, não deixa nada a desejar. Faça já sua reserva e não perca essa oportunidade. Acesse http://hotelmayna.com.br

Apesar de ser conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes, Prudentópolis também se destaca por inúmeras opções culturais, gastronómicas e natural.

PARA CONHECER AS OUTRAS OPÇÕES DE TURISMO NO MUNICÍPIO, CLIQUE AQUI
PARA CONHECER SOBRE A CULTURA UCRANIANA NA CIDADE, CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *