Turismo

O que fazer em Prudentópolis GUIA – Turismo em Prudentópolis

Ainda está em dúvida sobre o que fazer no seu roteiro em Prudentólis? Então vem com a gente!
Na região Centro-Sul do Paraná a 207 km da capital do estado está localizada a cidade de Prudentópolis muito conhecida pela sua Gastronomia, Cachoeiras Gigantes, Cultura Ucraniana e Igrejas com arquitetura única. Com as lindas cachoeiras e gastronomia marcante e cultura apaixonante você não pode deixar de visitar Prudentópolis.

Icone Cachoeira

TRILHAS E CACHOEIRAS

Localizadas em propriedades públicas e algumas particulares, as cachoeiras são o principal atrativo de Prudentópolis, além das trilhas e da vegetação que deslumbram os visitantes.

Icone Igrejas

TURISMO RELIGIOSO

Conhecida como a Capital da Oração, Prudentópolis tem mais de 100 igrejas, destacando-se o Santuário Nossa Senhora das Graças e as igrejas do rito bizantino ucraniano, com as celebrações realizadas na língua ucraniana.

Icone Museu

ACONCHEGO LOCAL E CULTURA UCRANIANA

Com ruas tranquilas e povo hospitaleiro, as casas no interior do município chamam atenção pelos detalhes de suas construções e seus jardins com sua arquitetura ucraniana. A gastronomia ucraniana também é destaque. A avenida principal da cidade possui três praças para visitação.

Icone Bosque

TURISMO DE AVENTURA

É possível praticar rapel, tirolesa e outras atividades em áreas de preservação na região.

Centro de Informações Turísticas, a 80 metros do Mayná Palace Hotel

O que comer em Prudentópolis

Quem visita Prudentópolis tem que saborear produtos locais, como embutidos, destacando-se a Krakóvia, com seu sabor inigualável, assim como queijos, vinhos coloniais, mel, bolachas, pães, e pratos típicos da cultura eslava, como por exemplo o Borsch, uma sopa de beterraba deliciosa. O Varéneke, um pequeno pastel cozido e recheado de batatas, servido com um delicioso creme azedo inesquecível para quem prova, é um prato tipico da Ucrânia facilmente encontrado na cidade. 

Varéneke, massa cozida recheada com batata

Um pastel cozido com recheios diversos

Krakóvia, embutido com sabor único com origem em Prudentópolis

A cracóvia, produto típico da cidade, é um embutido de carne de porco nobre e defumada, que lembra muito uma linguiça, conhecida nacionalmente.

A sopa borsch, de beterraba

A tradicional sopa borsch era preparada com ervas ou aveia. Somente ao passar do tempo que a beterraba tornou-se o ingrediente principal. Hoje, raramente é substituída por pouquíssimos outras coisas, como a azedinha, planta natural da Península Ibérica. Em festividades, é comumente prepara com vários tipos de carne, porém, durante época de Quaresma, aparecem versões com cogumelos e peixe defumado, além da já citada azedinha.

Além destas opções, Prudentópolis também conta com várias outras delícias gastronómicas!

O que visitar em Prudentópolis

Cachoeiras

No seu roteiro para Prudentópolis a visita as cachoeiras não pode faltar. Com mais de 100 cachoeiras catalogadas, o município recebeu o nome de Terra das Cachoeiras Gigantes aonde algumas até oferecem tirolesa. Entre Prudentópolis e as cidades vizinhas está a 5 maior cachoeira do Brasil, Salto São Francisco. Com lugares perfeitos para acampar ou praticar esportes de aventura, Prudentópolis não vai te deixar na mão. 

Salto São Francisco
Recanto Perehouski

PARA CONHECER AS TOP 10 CACHOEIRAS CLIQUE AQUI

Guia Turístico

Para uma imersão mais completa na cultura e nas cachoeiras, nós recomendamos a contração de um guia turístico credenciado pelo Cadastur. Nós recomendamos o guia Coquinho, um dos guias mais experientes da cidade. Para contato: 42 99901-4150

Igrejas e Religião

Prudentópolis é um lugar que suscita sentimentos de fé, esperança e caridade, devido à religiosidade marcante na região. A arquitetura das igrejas e seus ritos são influenciados pela variedade de etnias que colonizaram o município. Destacam-se na cidade o Santuário Nossa Senhora das Graças, a Igreja Matriz São João Batista e a Igreja São Josafat, tombada em 1979 como patrimônio artístico e cultural do Paraná, a qual preserva os ritos e tradições ucranianas. No interior da cidade, igrejas construídas em madeira, com arquitetura ucraniana, dão um show a parte.

Igreja da Transfiguração
Santuário Nossa Senhora das Graças
Igreja São Josafat
Interior de uma igreja

Cultura e História em Prudentópolis

Prudentópolis possui uma grande diversidade cultural representada em seus monumentos, no subsolo da Praça da Ucrânia encontra-se um museu, com a estátua do poeta Taras Shevchenko. Também nas dependências do museu está a Cooperativa Ucraíno-Brasileira de Artesanato Prudentópolis; costumes trazidos pelos imigrantes foram preservados no artesanato e no folclore, as Pêssankas por exemplo, são ovos pintados a mão, que representam através dos seus símbolos e cores a vida, o amor, a paz,a fertilidade e a felicidade, bem como os bordados em ponto cruz inspirado na tradição ucraniana.

Museu do Milenio
Pêssankas, ovos pintados a mão.
O grupo Cossacos na Páscoa Ucraniana em Prudentópolis

Uma das tradições mantidas em Prudentópolis é a Irmandade dos Cossacos. Eles são responsáveis pela guarda do corpo de Jesus, que é representado pelo Santo Sudário que é visitado pelos fiéis. Os Cossacos são famosos por sua coragem, bravura, força e capacidades militares. Todo integrante tem como juramento estar na cidade na Sexta-Feira Santa e no Sábado para participar da vigia do Santo Sudário.

Após a vigília e a missa da ressurreição, acontece a festa comemorativa dos cossacos, com apresentação de danças, cantos e representações folclóricas.

Agora que já sabemos o que fazer em Prudentópolis, que tal uma dica de hospedagem?

PARA CONHECER SOBRE A CULTURA UCRANIANA NA CIDADE, CLIQUE AQUI

Onde se hospedar em Prudentópolis

Com toda a diversidade de coisas maravilhosas para fazer, nada mais justo do que um lugar excepcional para ficar. O Mayná Palace Hotel é um lugar perfeito e confortável para se hospedar durante sua passagem por Prudentópolis, com um ótimo buffet de café da manhã, muito diversificado, não deixa nada a desejar. Faça já sua reserva e não perca essa oportunidade. Acesse http://hotelmayna.com.br

Quarto categoria Luxo no Mayná Palace Hotel
Frente do Mayná Palace Hotel

PARA CONHECER MAIS DO HOTEL CLIQUE AQUI

1 thought on “O que fazer em Prudentópolis GUIA – Turismo em Prudentópolis”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *