Turismo

Cultura Ucraniana em Prudentópolis

Está com vontade de conhecer a cultura ucraniana em Prudentópoilis? Então vem com a gente!

No ano de 1896 foram atraídas para a região de Prudentópolis 1.500 famílias ucranianas, totalizando oito mil imigrantes. Os colonos foram assentados em diversos núcleos, onde tornaram-se pequenos agricultores, pecuários e industriais.  A imigração de ucranianos para a região durou até meados da década de 1920 e, atualmente, o município é considerado o mais ucraniano do Brasil, sendo 80% da população descendente dos imigrantes.

A região de onde vieram estes ucranianos é a Галичина/Galícia, que já foi autônoma e também já pertenceu ao Império Austro-Húngaro, à Polônia e à própria Ucrânia. A nova geografia, que coloca o território predominantemente na atual Ucrânia, foi desenhada após o fim da Primeira Grande Guerra Mundial. Os poloneses de Prudentópolis, e os poucos “alemães” (austríacos) são oriundos da Galícia. Prudentópolis tem uma localidade que se chama Nova Galícia, exatamente em homenagem a esta origem.

Deste modo, a cultura ucraniana em Prudentópolis está presente de diversas formas

Grupo de dança Vesselka

Grupo Vesselka

A cultura ucraniana em Prudentópolis também está na dança! O Grupo de Danças VesseIka foi fundado em 1°. de agosto de 1958, pelo Pe. Efraim Krevey, atual Eparca dos Ucranianos no Brasil, sob a coordenação das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus Nádia Shulan e Ana Hotz. Sendo assim, o Grupo VesseIka praticamente já existia durante a imigração, desde quando vieram as primeiras famílias ucranianas a Prudentópolis, mas não tão difundido e popular como hoje. É formado atualmente por 90 componentes, de faixa etária distinta. 
O grupo possui em sua bagagem apresentações nacionais e internacionais.

Grupo Vesselka durante uma apresentação

Irmandade dos Cossacos

Cossacos

Outra tradição que é mantida em Prudentópolis é a Irmandade dos Cossacos. Durante o período de Páscoa, eles são responsáveis pela guarda do corpo de Jesus que é representado pelo Santo Sudário, visitado pelos fiéis.
Os cossacos (ucraniano: коза́ки, kozaky;) são um povo nativo das estepes das regiões do sudeste da Europa (principalmente da Ucrânia e do sul da Rússia), que se estabeleceram mais tarde nas regiões do interior da Rússia asiática. 

Em Prudentópolis a Irmandade Cossacos existe deste de 1965. Hoje a irmandade conta com 137 membros.

A irmandande durante uma das apresentações de Páscoa

Arquitetura Ucraniana

Igreja São Josafat
Igreja da Transfiguração
Igreja nossa Senhora do Patrocínio

Até hoje, na Matriz de São Josafat, no centro da cidade, as missas são rezadas em ucraniano. Além das suas cúpulas prateadas, que rompem o céu suavemente, chama a atenção o altar recoberto de pinturas em estilo bizantino, chamada de ikonostás, imagens coloridas que são uma marca do caráter festivo dos ucranianos. Além de enfeitarem igrejas, tal alegria pode ser encontrada também no artesanato, nas roupas utilizadas nas danças folclóricas, nos bordados que enfeitam altares e nas pêssankas – os ovos pintados que deram origem aos ovos de Páscoa.

Arte e Cultura

Pêssankas

A cultura ucraniana em Prudentópolis também se da através da arte! A pêssanka é uma forma de arte em ovos que chegou ao Brasil no fim do século XIX, através da imigração ucraniana. Em diversas cidades do Paraná e Santa Catarina é comum notarmos a presença de igrejas com cúpulas bizantinas, as quais marcam a paisagem de forma peculiar, e mostrando que ali vivem descendentes de ucranianos. Para os ucranianos a religiosidade e a cultura estão extremamente entrelaçadas. 

O termo “pêssanka” (ou “pysanka” em ucraniano oficialmente transliterado*) é proveniente do verbo “pyssaty”, que quer dizer “escrever”. Desta forma, na tradição e cultura ucraniana, não “pintamos” uma pêssanka, e sim “escrevemos” uma pêssanka, visando sempre transmitir uma mensagem de amor, carinho, afeto, e respeito pelo Criador, à natureza e nossos semelhantes.

O trabalho artesanal de pintura
Praça da Matriz decorada

Durante a Páscoa, a principal praça da cidade é decorada com Pêssankas gigantes!

Comida típica

A cultura ucraniana em Prudentópolis também está na gastronomia. É impossível visitar Prudentópolis sem provar um pouco da rica gastronomia ucraniana que a cidade possui. Em Prudentópolis, não deixe de experimentar as deliciosas opções de pratos que os restaurantes da cidade oferecem.

Varéneke

Um pastel cozido com recheios diversos

Sobremesa Kutiá

Prato doce à base de sementes de trigo cozido com especiarias, acompanhado de cerveja caseira, com fermentação à base de lúpulo.

Holubtsi

Charuto de repolho recheado com trigo mourisco, quirerinha ou arroz

Opções de turismo em Prudentópolis

Além da cultura ucraniana,  Prudentópolis, devido à sua formação geográfica e terras acidentadas, existem diversos canyons e cachoeiras, inclusive muitas de grande porte, o que levou Prudentópolis a ser conhecida como a “Terra das Cachoeiras Gigantes”. Também, tem um enorme potencial para turismo religioso.

Para saber o que fazer em Prudentópolis, CLIQUE AQUI

Para conhecer todas as cachoeiras de Prudentópolis, CLIQUE AQUI

Onde se hospedar em Prudentópolis

Com toda a diversidade de coisas maravilhosas para fazer, nada mais justo do que um lugar excepcional para ficar. O Mayná Palace Hotel é um lugar perfeito e confortável para se hospedar durante sua passagem por Prudentópolis, com um ótimo buffet de café da manhã, muito diversificado, não deixa nada a desejar. Faça já sua reserva e não perca essa oportunidade. Acesse http://hotelmayna.com.br

Quarto da categoria Luxo no Mayná Palace Hotel

Para saber o que fazer em Prudentópolis, CLIQUE AQUI

Para conhecer todas as cachoeiras de Prudentópolis, CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *